domingo, 31 de agosto de 2014

SOBRE MACACOS E JUVENTUDE

Sugestão: para ler ouvindo a música do linkhttp://youtu.be/FQLGhPHzxjc

Onde foi parar minha juventude? Já não sei, pois tatas foram as tristezas que os três macacos se empoleiraram em meus ombros e cabeça e ficam tartamudeando em meus ouvidos rezas empoeiradas.

Mas ontem eu fui. Ontem eu voltei a ser jovem.

Esqueci momentaneamente as vozes esquisitas, as recriminações, os fingimentos, as dores e as antigas alegrias que não irão regressar e os cremes para apagar os sinais do tempo escoando sobre e sob minha pele.

Eu entrei naquela loja de brinquedos, que eu vinha querendo exploras há algumas semanas, mas me sentia envergonhada de tentar. Entrei pela porta das crianças e fui direto para os bichos de pelúcia. Depois viajei nas caixas de Legos inconsequentes e aventureiros. Descobri o novo quebra-cabeça que vou montar, apesar da dor de cabeça que vai me resultas, com tantas cores quanto as que eu sempre vejo, mas não confesso.

Corri em direção aos brinquedos antigos, mas levemente renovados, para atrair as crianças de hoje, que já não se agradam muito da simplicidade porque foram sufocadas pela ascensão de algo conhecido como tecnologia. Encontrei animais de fazenda, cavaleiros medievais, dinossauros e toda a Turma do Super Mário, brilhando dentro de suas caixas plásticas, implorando que alguém os levasse para casa. Encontrei tantos conhecidos que tinham se perdido no tempo, que quase não suportei a saudade que senti.

Parei na área das bonecas, criaturas que nunca me atraíram muito, mas que sempre causam um certo ‘deja vù’, porque, afinal, sempre tem uma certa identificação, apesar de eu sempre preferir pular corda, jogar taco, brincar de polícia e ladrão e jogar futebol, no campinho em frente a casa onde eu morava, com os pés descalços roseteados pelos pequenos espinhos, formigas e outras coisas que se perdiam no meio do capim.

Então, eu saí da loja, me sentindo um pouco mais eu, fazendo um esforço para voltar a ser um pouco mais o que acham que devo ser, e terminei dentro das Americanas somente para descobrir que relançaram o ‘Master Sistem’, o melhor videogame depois do Atari. Só não descobri se os jogos serão lançados em cd ou em cartucho, porque, se for em cartucho, com certeza vai ser muito mais legal.

Ontem, eu consegui voltar a ter um pouco da minha juventude, a ser um pouco o que sou realmente, e não aquela coisa meio obscura que vejo no espelho, com três macacos malucos sobre seus ombros e cabeça, gaguejando uma felicidade que, para uns é muito boa, mas que, para os que possuem meus ‘gens’, desagrada profundamente.

Ontem eu fui jovem outra vez.


Espero repetir a dose daqui a alguns dias, até voltar a ser o que eu nunca deveria ter deixado de ser.

Nenhum comentário: