terça-feira, 20 de novembro de 2012

SIMPLES ASSIM


Pois é, cara, a coisa é assim. Sabe como é. De repente tu te vê tendo que safar a cara de todo mundo. Assume uma responsabilidade ali, outra lá e quando tu menos espera já foi encarregado por todo mundo de arrumar a bagunça. Ninguém perguntou se tu queria a função, se tu podias aguentar o tranco. Simplesmente te olharam e perceberam (não sei de onde tiraram isso) que tu é o ‘CARA’, a pessoa que vai arranjar tudo, botar a família nos eixos, nem que tenha que dar uns tabefes em um ou outro, seja no sentido literal ou metafísico da coisa (embora eu não saiba muito bem o que isso quer dizer).
E aí quanto tu percebe já tá dando conselho pra um, emprestando grana pra outro arranjar a vida, pagando curso pro azarado que nunca consegue ficar no trampo, ou tirando tua irmã das garras podres do maridão espancador, mesmo sabendo que na próxima semana ela voltará pra ele ou arranjará outro cara, de cara diferente, mas personalidade psicótica idêntica ao anterior.
E os teus velhos só podem assistir a coisa, porque os filhos já cresceram e não escutam mais os conselhos deles, até porque quando foram dados, alguns foram mal fornecidos e o pai em vez de argumentar foi enfiando um gancho direito no olho do teu brother. E a cara da tua mãe, que queria impedir, mas não pode, ficou ali mareando tuas lembranças com a dor que ela mostrava nos olhos e tu não conseguiu evitar que ela sentisse.
E tu, meio abestado, olhou a sangueira escorrendo do supercílio do guri e pensou: “Coisa de loco”. E saiu já empurrando o velho pra longe do espancado. Berrou com um, trancou o pai num quarto, acalmou a mãe, etc, etc, etc.
É nesse instante que meio se congela no tempo que tu percebe tarde demais que a batalha ferveu, mas como tu acabou domesticando os ânimos a coisa foi arrefecendo e o núcleo familiar decidiu tácita e unanimemente que, dali para diante, tu seria o mediador das disputas, o solucionador dos dilemas, o ombro pra todas as horas e, com alguma sorte, se tu conseguisse te graduar em alguma coisa ou ter uma profissão que pagasse o suficiente tu irias arrumar a vida de todos até que eles estivessem no rumo certo e tu completamente bagunçado.
Mas, alegam, valeria a pena, porque em cerca de 20 anos tu estaria livre da incumbência, teu pai morto, cedo ou tardiamente, já não socaria a cara de nenhum de seus rebentos, tua irmã já estaria longe das mãos de pseudo-amantes agressivos, teu sobrinho bem arranjado, teu outro irmão ainda apanhando um pouco da vida, mas se encaminhando. Tudo muito bom, embora ainda estivesses meio abestado...
E tu, bem, tu estaria aparentemente feliz, te matando de trabalhar porque não conheces outra vida, ainda tentando bolar planos de contingência para evitar futuras situações de risco para o bem familiar e esperando... esperando um obrigada, ou apenas um simples abraço, que nunca virá.
É simples assim. A vida continua. E ninguém percebe que, enquanto todo mundo andou, só tu ficou lá, parado, olhando pra tudo que foi feito, mudado, remediado, mas que não cicatrizou.
Mas não reclamo, não, cara. É a vida e é algo simples assim.

Nenhum comentário: